Você alguma vez já sentiu dificuldade em colocar o seu filho para estudar a bíblia? Pois é, este é um problema mais comum do que possamos imaginar, por essa razão, o que deve fazer, é sempre estarmos buscando dicas e soluções que podem nos ajudar.
As razões pela quais muitos jovens não se interessam pelo estudo da bíblia podem ser diversos, entretanto, podemos ressaltar aqui que quando é estabelecido um sistema interessante, no qual o mesmo possui um contato com o livro sagrado, resultados interessantes podem surgir.
No entanto, você sabe como estabelecer tal sistema? Sabe a melhor maneira de aplicar o estudo sobre o mesmo sem que fique algo chato, entediante de desinteressante? É bem provável que a sua resposta para esta pergunta seja não, portanto, convidamos você a conferir um pouco do que este artigo tem a oferecer.
Aqui apresentaremos um pouco mais sobre o período de estudo, de quanto em quanto tempo o mesmo acontece, oque abordar no aprendizado e diversas outras coisas bastante relevantes, portanto, veja tudo o que preparamos para você!
Saiba como seu filho pôde fazer estudo bíblico on-line
Conforme já foi ressaltado anteriormente, estabelecer uma rotina de estudo para o seu filho, sem que isso se torne algo que o mesmo passe a tentar evitar não é uma tarefa fácil, até porque, muitos pais não possuem um roteiro pela qual seguir.
Tendo isto em mente, montamos aqui uma série de sugestões de como fazer estudo bíblico com o seu filho, veja.
Dica 1- Defina um livro da bíblia para compartilharem o estudo
Caso você não tenha feito nada como este anteriormente, é importante que você comece escolhendo um livro que seja mais curto, como por exemplo, Jonas.
Entretanto, caso esteja familiarizado com o modelo de estudo, sugerimos que aplique livros mais extensos, como por exemplo Gênesis ou Hebreus.
O intuito é que você proporcione ao jovem diversos sermões por meio de um livro inteiro da Bíblia.
É interessante ressaltarmos a alternativa de você poder ordenar as discussões com o cronograma da pregação para que assim, seja adicionado outro nível ao que ele já está aprendendo.
Dica 2- Tire provas que o seu filho realmente estudou o livro que lhe foi aplicado
Quando você efetuar as reuniões para discutirem o livro de estudo pela qual você submeteu o seu filho, é necessário que você comprove que o mesmo realmente fez o que foi lhe orientado.
Para isso, você pode levar em consideração as seguintes orientações:
- quem foi a pessoa que escreveu determinado livro da bíblia?
- qual o tema central que foi abordado no livro em questão?
- quando este livro da bíblia foi escrito?
- para quem o mesmo foi direcionado?
- em qual estilo literário o livro em questão pode ser classificado?
É importante que ao lerem o livro juntos, você auxilie o seu filho a identificar todas essas questões.
Dica 3- Estabeleça um cronograma de reunião
Obviamente, para que haja um eficaz estudo do livro sagrado, é necessário que sejam feitas reuniões.
As reuniões por sua vez, devem ser regradas, ou seja, é importante que você estabeleça um cronograma par que as mesmas aconteçam.
Um sugestão é que as mesmas aconteçam apenas uma vez por semana e tenham uma duração de 30 minutos à uma hora, assim, não ficará cansativo para ambas as partes.
Para utilizar o tempo em questão da melhor maneira, sugerimos que utilize um plano de leitura para ajudar o jovem a dividir o texto em incrementos fáceis de ler e compreender.
A divisão dos seus estudos pode ser estabelecida por cada capitulo a princípio, assim, com o passar dos tempo, a quantidade de textos, assim como o aprendizado se ampliarão.