Você sabe o que é o tesouro direto? Sabe como investir no mesmo em 2021? Sabe como ele funciona? Ou então apresenta conhecimento sobre quais são as vantagens e as desvantagens de estar investindo no mesmo?
O tesouro direto com toda certeza é um dos investimentos mais conhecidos nos dias de hoje, mas existem muitas pessoas que ainda não sabem a resposta para as dúvidas citadas anteriormente.
E bem, se você é uma das pessoas que ainda não conhecem esse mesmo investimento, porém apresenta interesse em entende-lo, saiba que ao realizar a leitura desse artigo, você poderá encontrar a resposta correta para suas dúvidas.
Como isso será possível? Por meio das informações que serão descritas ao longo de sua leitura, o que faz com que esse seja o artigo mais correto e indicado à você e também às suas principais dúvidas relacionadas ao assunto.
O que é e como funciona o tesouro direto?
Caso você não tenha conhecimento, o tesouro direto é basicamente um título público de renda fixa, que é emitido pelo Tesouro Nacional, que basicamente é um órgão do governo federal junto com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Dessa forma, qualquer pessoa interessada no título pode realizar um “empréstimo” em forma de dinheiro para o governo do país, já que é isso que acontece quando você realiza um investimento em algum título do Tesouro Direto. Lembrando ainda, que a remuneração a ser paga pode ser prefixada, pós-fixada ou até mesmo híbrida.
Alguns dos mais conhecidos tipos de tesouro direto, são:
Qual valor seria interessante para seu empréstimo?
*Você irá permanecer nesse mesmo site.
- Tesouro Selic (LFT);
- Tesouro Prefixado (LTN);
- NTN-B Principal (Tesouro IPCA+)
- Tesouro Prefixado com juros semestrais (NTN-F);
- Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B);
Como investir em Tesouro em 2021?
Para que você possa estar investindo no Tesouro Direto em 2021, é necessário estar seguindo o passo a passo a seguir:
- Abra a sua conta em uma corretora de valores;
- Acesse a sua conta para ver os investimentos disponíveis e escolha o Tesouro Direto dentre as opções;
- Conheça e descubra qual o seu perfil de investidor, para que o investimento seja feito de forma correta;
- Invista o dinheiro que você deseja aplicar no investimento em questão, levando em consideração o que a correta de valores te orienta a fazer;
- Pronto!
Quais são as vantagens e as desvantagens de investir em Tesouro Direto de forma geral?
Agora que você já entendeu e pôde ter acesso as melhores e principais informações que compõem o assunto em questão, chegou a hora de conhecer quais são as vantagens e as desvantagens de investir no mesmo. Portanto, veja só:
Vantagens:
- Facilidade: investir em tesouro direto é uma coisa muito simples, já que é apenas necessário ter acesso a internet e ter uma conta em alguma instituição financeira;
- Riscos: o tesouro direto é considerado o investimento com menos riscos de todo o mercado nos dias de hoje;
- Acessibilidade: ao investir nesse investimento, você mesmo sendo um pequeno investidor você tem os mesmos ganhos que grandes investidores do país e até mesmo do mundo;
- Liquidez diária: uma das principais vantagens desse investimento é a sua liquidez diária, que basicamente permite com que você solicite um resgate do valor investido sempre que você desejar;
Desvantagens:
Taxas e tributos: como todos os investimentos, o tesouro direto também apresenta as suas taxas e seus tributos que acabam sendo desvantagens para qualquer um;
Risco de venda no mercado: A rentabilidade do Tesouro Direto, que pode ser um atrativa para muitos investidores, também pode ser muito esquecida por outros, já que a mesma é só garantida se você manter o título até o prazo de vencimento, oque faz com que a sua comercialização seja um pouco complicada.