Não é novidade para ninguém que a pandemia causada pelo novo corona-vírus (Covid-19), afetou grande parte do mercado de trabalho, e principalmente a realização de contratação, gerando assim cada vez mais desemprego no país.
E isso, acaba fazendo com que os números de desemprego cresçam cada vez mais, chegando próximo ao nível de desempregados da segunda guerra mundial. O números já chegam à 38% da força de trabalho no planeta, o que é equivalente a aproximadamente 1,25 bilhão de pessoas.
Grande parte dos funcionários que compõem esse mesmo número, são trabalhadores dos setores de turismo e hotelaria, varejo e indústria. Onde, no Brasil já foi possível se observar os efeitos colaterais a esse grande número de desempregados.
Se você apresenta interesse em conhecer de forma melhor esse mesmo assunto e ainda, ter conhecimento sobre esses mesmos setores e ainda, sobre o grande número de desempregados no país, saiba que esse é o artigo mais indicado para você!
Quais setores continuam realizando contratações?
Mesmo com essa pandemia, ainda existem aqueles setores que continuam realizando contratações de novos funcionários, e esses mesmos setores não são apenas o da saúde.
Com o grande aumento de casos, a pandemia ficou mais restritiva, fazendo assim com que mais pessoas tenham de ficar isoladas em sua residência, tendo isso em mente milhares de supermercados começaram a realizar novas contratações. Onde, há alguns dias a rede de supermercados Carrefour, anunciou a contratação de mais de 5 mil funcionários.
As vagas em questão, estão sendo divididas entre os seguintes cargos: operadores de loja, auxiliares de perecíveis, agentes de prevenção, recepcionistas de caixa, padeiros, peixeiros, técnicos em manutenção, açougueiros, operadores de centro de distribuição e vendedores de eletrodomésticos.
A maioria das vagas em questão, estão sendo distribuídas nos seguintes estados: Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.
Vale ressaltar que também estão sendo realizadas contratações em: farmácias, motoristas de caminhão ( e também em outras áreas que estão diretamente ligadas a movimentação de cargas e coisas do tipo) e também, empresas de contabilidade e do setor financeiro, que podem atuar junto às empresas em um contexto de recessão.
Porém, mesmo que com a realização desse mesmo processo seletivo, milhares de pessoas irão conseguir garantir o seu emprego, as vagas que foram abertas ainda não são suficientes para apresentar uma grande mudança nos números de pessoas que estão desempregadas nos dias de hoje no país.
Setores que não abrirão vagas
Já em relação a quais são os setores que não estarão realizando a abertura de novas vagas para contratação de novos funcionários, o primeiro que temos em mente é o comércio.
Isso pelo simples fato de que, com o mandado do Presidente da República (Jair Bolsonaro) e também o mandado de prefeitos de diversas cidades, grande parte dos comércios do país estão fechados e por terem de fechar o mesmo, milhares de pessoas que trabalhavam com o mesmo, também foram despedidas.
Vale a pena estar lembrando ainda, que aquelas empresas que trabalham com alimentação fora de casa (os famosos fast-food) da mesma forma como o comércio, foi um dos setores que mais foram afetados com as restrições impostas pela Pandemia do Covid-19.
Já em relação ao turismo, por diversas cidades e fronteiras estarem fechadas por conta do novo vírus, ninguém pode sair de casa para viajar, seja e uma cidade para outra, de um estado para outro e até mesmo, de um país para outro.
E por último, devemos nos lembrar dos transportes que também foi muito afetado, principalmente as linhas de metrô e ônibus, isso pois, por diversas empresas não terem permissão de trabalhar, diversos trabalhadores além de perderem o seu emprego, também não conseguem se locomover até o seu emprego.